Image
ISEC- A Melhor Universidade para Educação
Siga- nos agora
Rua da caixa – S. Tomé, nº 194, C.P.546 +239 2225203 atendimento@isecstp.com Seg - Sex: 8:00 - 17:00

Escolha o seu idioma

Historial da afabetização em São Tomé e Príncipe Investigação Sobre a Alfabetização em São Tomé e Príncipe

Quem Somos

Esta página foi criada pelo grupo de investigação que atuou no ISEC/USTP entre novembro de 2022 e junho de 2023. O grupo se dedicou a estudar a história da alfabetização desde a independência de São Tomé e Príncipe até hoje.

Neste espaço virtual, pretendemos divulgar e disponibilizar diferentes documentos históricos encontrados e materiais da pesquisa que produzimos.

O grupo foi criado pela doutoranda brasileira Cecília de Sousa Reibnitz (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), que pesquisa este tema para sua tese. Tratou-se de um grupo aberto para estudantes do ISEC, além de professores que também colaboraram, como Maria Georgina, Leini Sousa e Herlande Ribeiro.

Dentre os alunos e alunas investigadores estão: Kleyton da Graça, Jeisinayde Pinto, Jerickson Correia, Claudimilza Castro, Euclides Santana, Eudigimer Piloto, Abelaziza Mandinga, Natali Soares, Romualdo Carvalho, Adilsa Sacramento, Izéria Fernandes, Itiana Espírito Santo e outros que participaram de forma mais esporádica.

Grupo de Investigação

Image

Entrevistas Realizadas


Há poucas pesquisas e escritos sobre a história da educação em São Tomé e Príncipe no período pós-independência. Neste trabalho, investigamos as campanhas de alfabetização, que foram muito grandes no país e envolveram intensa mobilização social e política.

Estima-se que havia um contingente de cerca de 80% da população não alfabetizada em 1975 (“Carta de política educativa São Tomé e Príncipe - visão 2022”). Este número foi reduzido de forma significativa nos primeiros anos e, de acordo com uma notícia no jornal Revolução (11/09/1985, p. 2), teria caído para 22% da população em 1985. Apesar dos dados serem difíceis de verificar e frequentemente contraditórios, esta é uma grande conquista para o país.

Os sujeitos que participaram dessa história guardam memórias preciosas. Conversamos com pessoas que fizeram parte do processo em diferentes períodos e de diferentes formas (como alfabetizadores, alfabetizandos, coordenadores, colaboradores...), sendo alguns estrangeiros contatados por videoconferências. O trabalho se baseia na metodologia de história oral. As primeiras entrevistas foram realizadas na ilha do Príncipe e não envolveram todo o grupo de investigação, apenas a coordenadora.

Neste espaço, disponibilizamos os áudios de algumas das conversas realizadas. Não é nosso objetivo aqui realizar a análise das entrevistas, mas servir como divulgação para que alguns desses relatos não se percam e estimular presentes e futuras investigações sobre o tema. Tampouco houve tempo hábil para realizar a edição e transcrição das gravações.

As conversas foram feitas da forma mais espontânea possível e tiveram três eixos principais: 1) trajetória de vida do/a entrevistado/a; 2) sua participação no processo ou campanhas de alfabetização; 3) avaliação do processo e opiniões pessoais. Baseamo-nos em algumas questões pensadas em grupo a partir desses tópicos, mas a maioria das perguntas surgiam ao longo das entrevistas, de acordo com as informações levantadas e nossas curiosidades.

Ao lado, estão as imagens dos entrevistados e entrevistadas, com as datas de cada encontro. Ao final da página está o link para acesso à pasta com os áudios e algumas outras fotografias.

Link para pasta do drive com acesso aos áudios das entrevistas:
https://drive.google.com/drive/folders/1tcII9lh2TDcoygLmCr40l0_tsM5Xu8lW?usp=sharing

Entrevistados e entrevistadas, com as datas de cada encontro.

grupo investigacao alfabetizacao sao tome e principe
grupo investigacao alfabetizacao sao tome e principe
grupo investigacao alfabetizacao sao tome e principe
grupo investigacao alfabetizacao sao tome e principe

Monte Mário

Em 1976, iniciou-se em Monte Mário uma grande Campanha de Alfabetização. O lugar foi escolhido como a zona piloto para as aulas.

Nos dias 15 e 29 de abril de 2023, o Grupo de Investigação do ISEC visitou a comunidade para conhecer melhor essa história.

Comparamos antigas imagens com as paisagens atuais, localizamos moradores que participaram da campanha e os entrevistamos.

Clique abaixo para abrir a apresentação realizada.

[Link para arquivo PDF sobre Monte Mário]

Documentos Historicos

  • Materiais didáticos e cartas

Durante as campanhas de alfabetização foram criados muitos Cadernos para apoiar o aprendizado.

Algumas pessoas em São Tomé e Príncipe ainda os guardam, mas são de difícil localização e não estão disponíveis em arquivos históricos.

O Acervo Paulo Freire possui digitalizados vários dos “Cadernos de cultura popular: A luta continua” e nos autorizou compartilhar aqui neste site. Alguns dos primeiros Cadernos foram produzidos com a colaboração do educador brasileiro Paulo Freire e, depois, a parceria continuou com outros integrantes do IDAC (Instituto de Ação Cultural), ligado ao Conselho Mundial de Igrejas – instituição a qual Freire trabalhou por alguns anos durante seu exílio político. O pedagogo ainda escreveu cartas direcionadas aos animadores e animadoras culturais para auxiliar na prática da alfabetização e há uma carta escrita por Jorge Batista endereçada a Paulo Freire - todos esses arquivos podem ser encontrados na pasta abaixo.

Foi localizado também um caderno impresso em 1975, possivelmente o primeiro produzido para a campanha de alfabetização, feito na Imprensa Nacional de STP. Este caderno é guardado pelo professor Galino Quaresma Vaz de Almeida, que autorizou a digitalização do mesmo.

Além disso, disponibilizamos aqui também a digitalização do atual livro didático usado nas aulas de alfabetização da Educação de Jovens e Adultos (EJA), “Sebê Nóm”, produzido em parceria com a ONG brasileira AlfaSol, que atuou no país entre 2001-2011.

Abaixo, segue o Link para a pasta com os arquivos:
https://drive.google.com/drive/folders/17Y40kxIqio7x-z4YQDyz3UxIPzy1nZYu?usp=sharing


  • Fotografias e Rádio Nacional

O Acervo Paulo Freire possui algumas fotografias relativas a São Tomé e Príncipe, principalmente com a atuação do pedagogo brasileiro. Os arquivos também podem ser encontrados no portal do “Acervo Educador Paulo Freire”, com a devida catalogação:
http://acervo.paulofreire.org:8080/xmlui/  (procurar por “São Tomé e Príncipe”).

Foram também localizados no arquivo da Rádio Nacional dois programas datados de 1976, relativo ao “Seminário da campanha de alfabetização” e outro intitulado “Mesa redonda no INEC com alguns elementos que tomaram parte no seminário da campanha de alfabetização”. O material não foi editado, portanto, algumas passagens são de difícil compreensão.

Na pasta a seguir, pode-se acessar esses documentos históricos:
https://drive.google.com/drive/folders/1Wou_YJIAGOWkLgLC1BiZ6X6XgGI0X5yh?usp=drive_link

Livros de Paulo Freire

Alguns livros do educador brasileiro Paulo fazem referência a São Tomé e Príncipe e ao trabalho de alfabetização que colaborou por aqui.

Os principais desses livros podem ser baixados clicando em cada um deles:


A importancia do ato de ler_Paulo Freire sao tome

Image
Rua da caixa –S. Tomé, nº 194, C.P.546
+239 2225203
atendimento@isecstp.com

Suporte

Siga- nos

Login